top of page
Search
  • Writer's pictureChong Hong Taekwondo

Escolas, Kwans, Estilos?

Recentemente muitas escolas de Taekwondo divulgam que pertencem a linhagem de determinada Kwan ou que é um estilo de Taekwondo tradicional, mas o que são as escolas, kwans e estilos?

Podemos chamar de escola a academia/dojang ou ainda um determinado estilo, que é identificado pela Kwan que em coreano seria algo como Casa e também "alguém que é forte". Logo podemos concluir que escola, kwan e estilo são sinôminos quando falamos de Taekwondo. Atualmente o Taekwondo moderno se divide em alguns estilos um dos principais é o Kukkiwon que é o estilo que faz parte das Olimpíadas desde 2000 (Sydney). O Kukkiwon é a união das Kwans originais do Taekwondo. Então vamos voltar no tempo para o término da segunda guerra mundial onde surgiram as cinco (5) kwans do Taekwondo: Chung Do Kwan, Mood Duk Kwan, Song Moo Kwan, Yun Moo Kwan e Chang Moo Kwan (inicialmente chamada de YMCA Kwon Bop Bu). A primeira escola/kwan de taekwondo foi a Chung Do Kwan, fundada na Coréia em 1944 por Lee Won Kuk.

Moo Duk Kwan foi fundada em 1945 por Hwang Kee.

Em 1946 foi fundada a Song Moo Kwan, fundada em Kaesong por Ro Byung Jick que estudou Karate no Japão com Gichin Funakoshi junto com o Lee Won Kuk fundador da Chung Do Kwan.

Yun Moo Kwan este estilo, também chamado de Chi Doo Kwan, foi criado em 1945, pelo mestre Chun Sang Sup e por fim mas não menos importante o Chang Moo Kwan que foi criado pelo mestre Byung In Yoon em 1946 com o nome de YMCA Kwon Bop Bu e posteriomente com seu desaparecimento durante a guerra das Coréias, Lee Nam Suk e Kim Soon Bae adotam o nome de Chang Moo Kwan. Quatro (4) novos estilos foram criados e anexados aos Kwans originais, perfazendo nove (9) kwans originais. Kang Duk Kwan foi criado pelo Hong Jong Pyo e Park Chul Hee do YMCA Kwon Bop Bu em 1953. Oh Do Kwan que foi criado pelo Gen Choi Hong Hi e Nam Tae Hi em 1955, que é associado a um estilo militar de treinamendo marcial.

Jung Do Kwan, Lee Yong Woo da Chung Do Kwan em 1954 cria seu próprio estilo Jung Do Kwan.

Han Moo Kwan, depois da guerra das Coreias Sang Sap Chun da Yun Moo Kwan abre sua própria escola/kwan Han Moo Kwan. Deste modo todo praticante de Taekwondo no Brasil já estudou ou teve influencia de uma kwan original, haja vista que os mestre pioneiros que chegaram ao Brasil no inicio da década de 70 eram oriundos de uma dessas Kwans, uma vez que a unificação e criação do Kukkiwon foi em 1972.




116 views0 comments
bottom of page